CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA (CECP)
O
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica desenvolve-se no
âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública,
vinculado à Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – SEB/MEC.
Destina-se à formação continuada e pós-graduada de profissionais que atuam em
equipes de gestão pedagógica em escolas públicas.
A
iniciativa do curso explicita o entendimento da SEB sobre a importância da
formação continuada de Coordenadores Pedagógicos para o fortalecimento da
educação inclusiva e da gestão democrática na educação pública brasileira.
Nesse
sentido, esta formação proporciona o estudo de temas como Política Educacional,
Gestão Democrática, Cultura e Currículo, Processos de Ensino-aprendizagem,
Processos Comunicacionais, Planejamento e Avaliação, tendo como eixo da
intervenção do Coordenador Pedagógico, enquanto integrante da equipe gestora da
escola, a Organização do Trabalho Pedagógico.
O
curso busca promover a integração dos conhecimentos, a partir do delineamento
de princípios norteadores, sobre os processos de gestão e a organização do
trabalho educativo, por meio de discussões e reflexões sobre a prática
pedagógica à luz de um referencial teórico-metodológico fundamentado na
perspectiva crítico-transformadora.
O
curso destina-se aos Coordenadores Pedagógicos e/ou profissionais que exercem
função equivalente e integram a equipe gestora da escola de educação básica.
CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO
O
curso proposto reúne uma carga horária total de 405 horas a ser cumprida no
período mínimo de 12 meses e máximo de 18 meses.
PROPOSTA CURRICULAR
A
proposta curricular deste curso busca favorecer reflexões e promover avanços
nas práticas cotidianas das coordenações pedagógicas que contribuam para a
melhoria da qualidade da educação básica pública. Isso requer dos Coordenadores
Pedagógicos a compreensão sobre sua função e sobre a importância de seu papel para
o desenvolvimento da educação e da escola. Requer também uma reflexão mais
aprofundada de suas ações, das dificuldades e das alternativas presentes no dia
a dia das instituições educativas.
O
currículo do curso é estruturado em torno do eixo Organização do Trabalho
Pedagógico. A opção por essa denominação para o eixo integrador do curso
justifica-se pelo fato de que ela sintetiza a dupla abrangência da função de
Coordenação Pedagógica numa instituição educacional: o âmbito da escola
compreendida como local social de formação crítica e cidadã e o âmbito da sala
de aula, espaço em que a prática educativa acontece de forma planejada e
intencional.
OBJETIVO GERAL
Formar,
em nível de pós-graduação lato sensu, coordenadores pedagógicos que atuam em
instituições públicas de educação básica, visando à ampliação de suas
capacidades de análise e resolução de problemas, elaboração e desenvolvimento
de projetos e atividades no âmbito da organização do trabalho pedagógico e do
processo de ensino-aprendizagem.
LINK: http://www.virtual.ufc.br/gpege.
http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/ufc/
LINK: http://www.virtual.ufc.br/gpege.
http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/ufc/
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