segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA (CECP)
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica desenvolve-se no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, vinculado à Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – SEB/MEC. Destina-se à formação continuada e pós-graduada de profissionais que atuam em equipes de gestão pedagógica em escolas públicas.
A iniciativa do curso explicita o entendimento da SEB sobre a importância da formação continuada de Coordenadores Pedagógicos para o fortalecimento da educação inclusiva e da gestão democrática na educação pública brasileira.
Nesse sentido, esta formação proporciona o estudo de temas como Política Educacional, Gestão Democrática, Cultura e Currículo, Processos de Ensino-aprendizagem, Processos Comunicacionais, Planejamento e Avaliação, tendo como eixo da intervenção do Coordenador Pedagógico, enquanto integrante da equipe gestora da escola, a Organização do Trabalho Pedagógico.
O curso busca promover a integração dos conhecimentos, a partir do delineamento de princípios norteadores, sobre os processos de gestão e a organização do trabalho educativo, por meio de discussões e reflexões sobre a prática pedagógica à luz de um referencial teórico-metodológico fundamentado na perspectiva crítico-transformadora.
O curso destina-se aos Coordenadores Pedagógicos e/ou profissionais que exercem função equivalente e integram a equipe gestora da escola de educação básica.
CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO
O curso proposto reúne uma carga horária total de 405 horas a ser cumprida no período mínimo de 12 meses e máximo de 18 meses.
PROPOSTA CURRICULAR
A proposta curricular deste curso busca favorecer reflexões e promover avanços nas práticas cotidianas das coordenações pedagógicas que contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica pública. Isso requer dos Coordenadores Pedagógicos a compreensão sobre sua função e sobre a importância de seu papel para o desenvolvimento da educação e da escola. Requer também uma reflexão mais aprofundada de suas ações, das dificuldades e das alternativas presentes no dia a dia das instituições educativas.
O currículo do curso é estruturado em torno do eixo Organização do Trabalho Pedagógico. A opção por essa denominação para o eixo integrador do curso justifica-se pelo fato de que ela sintetiza a dupla abrangência da função de Coordenação Pedagógica numa instituição educacional: o âmbito da escola compreendida como local social de formação crítica e cidadã e o âmbito da sala de aula, espaço em que a prática educativa acontece de forma planejada e intencional.
OBJETIVO GERAL

Formar, em nível de pós-graduação lato sensu, coordenadores pedagógicos que atuam em instituições públicas de educação básica, visando à ampliação de suas capacidades de análise e resolução de problemas, elaboração e desenvolvimento de projetos e atividades no âmbito da organização do trabalho pedagógico e do processo de ensino-aprendizagem.

LINK: http://www.virtual.ufc.br/gpege
    http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/ufc/

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